Revista Acontece Regional

Afaste o mofo da sua casa

Dicas simples podem ajudar a eliminar a umidade excessiva em roupas, sapatos e móveis

Depois de dias quentes, você tirou o casaco do armário e se deparou com pequenas manchas de bolor que não saem com a lavagem? Saiba que o problema pode ser rapidamente solucionado com vinagre. E se o guarda-roupas está cheirando mofo, o mesmo produto também pode fazer milagres em poucos minutos.

Nem sempre é possível dar um fim na umidade, porque ela pode ser uma característica do lugar onde você mora. Assim, descubra como lidar com ela e evitar o surgimento de novos pontos de mofo. Antimofos descartáveis são baratos, mas você precisa trocá-los de tempos em tempos, quando ficam cheios de água. Algumas receitinhas caseiras podem ser mais econômicas e eficazes.

Antimofos caseiros

Giz: Coloque um pouco de giz dentro de um pote sem tampa, no local onde desejar (quanto mais umidade, mais giz). Quando o giz estiver úmido, é só levá-lo ao sol e está pronto para usar de novo. O mesmo giz pode ser usado por seis meses. O método é eficiente para dar fim ao cheiro de mofo e controlar a umidade. Um aviso: o giz antialérgico não funciona.

Bicarbonato de sódio: Preencha um potinho com pó até a metade e coloque em um lugar onde ninguém vai esbarrar nele. Se preciso, faça vários potinhos iguais e espalhe pela casa para controlar a umidade. Quando o pó formar pequenas bolinhas, é a hora de trocar o bicarbonato de sódio.

Banheiros

Para acabar com as manchas de mofo, esfregue metade de um limão sobre azulejos e rejuntes e depois enxágue com água. Para as cortinas do box, a dica é misturar um litro de água com quatro colheres de sal em um balde e deixar as cortinas de molho até as manchas sumirem. Depois, lave-as normalmente.

Roupas

O vinagre também é aliado na hora de tirar manchas de mofo das roupas. Passe delicadamente uma escovinha encharcada com vinagre branco sobre a mancha e deixe o produto agir por 15 minutos. Depois, espalhe água quente por cima e deixe secar. A mancha terá saído! Em seguida, lave a peça.

Paredes

Misture 1 litro de água com 1 litro de água sanitária e uma colher de sabão em pó ou líquido. Encharque um pano na mistura, passe na parede e depois retire usando um pano úmido com água. Abra as janelas para secar bem.

Armários

Depois de tirar toda a roupa do armário, coloque vinagre branco dentro de um borrifador e espirre em todos os cantos, até nas gavetas. Passe um pano úmido e deixe secar com as portas abertas. A acidez do vinagre inibe o desenvolvimento de novos fungos. A dica é repetir esse processo pelo menos uma vez por mês.

Compartilhe isso:

1 comentário

  • Hello there I am so grateful I found your blog, I really found you by mistake, while I was browsing on Google for something else, Anyhow I am here now and would just like to say thanks for a fantastic post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t have time to go through it all at the minute but I have book-marked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the awesome work.

http://www.faal.com.br