Revista Acontece Regional

Andreza B. Tonelotto: Atendimentos Psicopedagógicos

 

 

A Psicopedagia estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, isto é, como se aprende e como se aprendeu a aprender. Quando iniciamos uma intervenção psicopedagógica, fazemos um ajustamento, partindo de algo que interesse ao sujeito para que se possa conhecer sua forma de aprender e notar quais mudanças são necessárias para aprender cada vez mais e melhor.

É um processo no qual se investigam as dificuldades cognitivas como baixo rendimento escolar, alfabetização lenta, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, disgrafia, discalculia, disortografia, dislalia, dislexia entre outros.

O psicopedagogo é um terapeuta da aprendizagem, que tem como objetivo trabalhar a prevenção, o diagnostico e o tratamento das dificuldades e transtornos da aprendizagem.

Ele também intervém  orientando pais e professores na busca constante de tornar o sujeito ativo e protagonista do seu aprendizado.

Quem nunca teve dificuldade em aprender? Os obstáculos são necessários para o processo de aprendizagem. Porém, quando são muito intensos, é necessário intervir e é exatamente nesse momento que a psicopedagogia passa a dar sua contribuição a aprendizes e seus responsáveis, voltando-se à correção, prevenção ou otimização do processo ensino-aprendizagem.  

Compartilhe isso:

8 comentários

http://www.faal.com.br