Revista Acontece Regional

Automação residencial: Controlada pelo celular, barata e mais acessível

Tecnologia permite regular vários eletroeletrônicos com apenas um toque, aumentando a segurança, o conforto e a economia de energia

Todas as possibilidades de automação em uma casa são reais e cabem no bolso de muito mais pessoas a cada dia. Cerca de 300 mil residências possuem algum tipo de automação, segundo o último balanço da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), mas o potencial do Brasil para este mercado é ainda maior: de 1.900.000 mil casas. Mesmo assim, o país já ultrapassou a França, o Reino Unido e a Alemanha.

O controle é simples e pode ser feito por painéis fixos nas paredes, os keypads, ou por aparelhos wireless, como celulares e tablets, bastando baixar pela internet os aplicativos fornecidos pelos instaladores.

A melhor opção de automação é automatizar algo que você usa sempre e exige esforço ou manobras complexas, como controlar uma cortina ou persiana, que é aberta ou fechada várias vezes ao dia; irrigar um jardim ou quintal ou acender um grande número de luzes distantes do ambiente em que se costuma ficar.

 

Tipos de automação

A programação de cenários de iluminação é o item mais procurado e aciona diferentes combinações de luzes: para jantar, ler na poltrona, ver TV ou dar uma festa. O número de cenários é quase ilimitado.

Para quem não abre mão da segurança, uma boa opção é o monitoramento e abertura de porta. A senha e a biometria só liberam pessoas autorizadas, e a câmera pode ser checada por celular ou tablet. Alguns sistemas enviam até SMS quando alguém entra na casa.

A preparação do banho é outro clássico, que ganhou ainda mais charme com a possibilidade de controle via rede wireless. Do escritório, você já pode ir aquecendo sua banheira e controlar as bombas da hidromassagem.

Nos estados do Sul do Brasil tem sido muito usado o aquecimento de piso, que permite regular a temperatura em cada ambiente. Acoplado a um termostato, o mecanismo liga automaticamente.

Outras opções são os cuidados com a água da piscina em intervalos programáveis, irrigação do jardim, aquecimento do fogão e controle da geladeira, regulagem de aquecimento e ar-condicionado e acionamento de torneiras por toque e iluminação. Neste caso, basta apoiar as mãos sobre a bancada da pia para que as torneiras se abram e luzes se acendam automaticamente, iluminando o espelho.

Quem contratar?     

Um especialista em automação residencial está para o conjunto de tecnologias domésticas o mesmo que um arquiteto representa para projetar e detalhar uma nova residência. A Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside) recomenda consultar os profissionais autorizados em cada Estado. A lista pode ser consultada no site da entidade: www.aureside.org.br.

Compartilhe isso:

Adicionar comentário

http://www.faal.com.br