Revista Acontece Regional

Bronzeamento artificial: como atingir a cor desejada com segurança

Morte de jovem brasileira reacendeu debate sobre o assunto; Anvisa proibiu o uso de câmaras artificiais de bronzeamento desde 2009

Com o verão chegando, quem não gosta de ir para a praia ou para a piscina pegar um sol? Porém, a exposição direta pode trazer riscos para a saúde da pele e deve ser evitada. Uma das maneiras de ficar bronzeado sem ter que se expor diretamente ao sol é o bronzeamento artificial, que oferece menos riscos, pois age somente na camada superficial da pele.

Assim como a exposição ao sol, nem sempre a técnica é segura. No início de setembro, uma jovem de 20 anos morreu em Brasília (DF), após complicações causadas por uma sessão de bronzeamento artificial. A estudante de Direito teve paradas cardíacas, decorrentes de queimaduras e desidratação. Depois do caso, que virou notícia nacionalmente, a clínica foi interditada pela Vigilância Sanitária.

No Brasil, as famosas máquinas de bronzeamento artificial estão proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009. Somente os autobronzeadores estão liberados. Normalmente, o princípio ativo dos sprays é a di-hidroxiacetona (DHA), que reage com a camada mais superficial da pele, produzindo um pigmento acastanhado chamado melanoidina, que simula um bronzeado.

Atualmente, há 831 produtos de bronzeamento registrados na Anvisa. A Sociedade Brasileira de Dermatologia adverte que mesmo produtos regulamentados e aprovados pela Agência somente devem ser usados sob prescrição médica. Existe também a restrição de não aplicar nenhum desses produtos caso a pessoa seja alérgica ou esteja fazendo algum tratamento com ácido no rosto.

Dicas

Para melhores resultados, a recomendação é fazer uma esfoliação na pele, uma semana antes de aplicar autobronzeadores, principalmente nas partes do corpo que têm mais queratina, como joelhos e cotovelos. Para manter o bronzeado artificial por mais tempo, o segredo é deixar a pele sempre hidratada.

Para aqueles que dispensam o bronzeamento artificial e optam pela exposição ao sol, também é preciso tomar alguns cuidados. O ideal é usar sempre um protetor solar com, no mínimo, Fator de Proteção 30, mas mesmo assim, a pele pode ficar muito vermelha e com queimaduras leves. Nesse caso, a recomendação é o uso da água termal, que acalma a pele e ajuda na cicatrização, assim com o chá gelado de camomila.

Compartilhe isso:

15 comentários

  • Nice post. I learn something more challenging on different blogs everyday. It will always be stimulating to read content from other writers and practice a little something from their store. I’d prefer to use some with the content on my blog whether you don’t mind. Natually I’ll give you a link on your web blog. Thanks for sharing.

  • Thanks for sharing your info. I really appreciate your efforts and I
    am waiting for your further post thank you once again.

  • Hello to every one, the contents existing at this web site
    are really awesome for people experience, well, keep up the
    nice work fellows.

  • I think this is one of the most vital info for
    me. And i am glad reading your article. But want to
    remark on some general things, The web site style is ideal, the articles is really excellent :
    D. Good job, cheers

  • We’re a gaggle of volunteers and opening a brand new scheme
    in our community. Your web site provided us with helpful info to work on. You’ve performed
    an impressive activity and our entire group will likely be thankful
    to you.

  • Excellent beat ! I wish to apprentice while you amend your web site, how can i subscribe for a blog web site? The account aided me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept

http://www.faal.com.br