Revista Acontece Regional

Calor aumenta síndrome do olho vermelho

 

Problema atinge 20% dos brasileiros e é mais frequente em crianças

Olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada são sintomas da síndrome do olho vermelho, que atinge 20% dos brasileiros no calor, segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. A síndrome pode estar relacionada à conjuntivite, alergia, ceratite (inflamação da córnea) ou olho seco.

O tratamento é diferente para cada uma dessas doenças, mas 30% dos brasileiros costumam se automedicar quando têm algum problema nos olhos. O oftalmologista explica que o órgão mais afetado pelos termômetros em alta é o olho. Isso acontece por causa das mudanças de hábito, maior evaporação da lágrima, queda da imunidade e proliferação de bactérias.

Queiroz Neto afirma que os olhos das crianças são os mais afetados. “Quatro em cada dez crianças que frequentam piscinas e praias têm a síndrome do olho vermelho”, afirma. Os grandes vilões são o hábito de ficar mais tempo na água, além de nadar de olhos abertos sem óculos de natação. O contato da mucosa ocular com o excesso ou a falta de cloro nas piscinas e com a água contaminada do mar pode causar  alergia ocular, ceratite, conjuntivite viral ou bacteriana.

Automedicação

 O uso prolongado de colírio anti-inflamatório é perigoso porque a fórmula pode conter corticóide, que aumenta o risco de catarata e glaucoma. Os anti-inflamatórios não hormonais, livres de corticóide, podem desencadear alergia severa em pessoas com predisposição a reações alérgicas. Por outro lado, o uso prolongado de colírio vasoconstritor, para combater a irritação ocular, predispõe à catarata precoce. O medicamento também diminui a circulação sanguínea e a oxigenação. Com isso, “os olhos ficam mais expostos a contaminações”, afirma Queiroz Neto.

O especialista alerta para o risco da conjuntivite mal tratada reincidir de forma mais grave e predispor à ceratite, que é a inflamação da córnea. Já as alergias oculares podem progredir para a ceratocone, doença que afina e deforma a córnea, que é apontada pelo médico como a maior causa de transplante no país.

Compartilhe isso:

13 comentários

  • Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it is truly informative.
    I’m going to watch out for brussels. I’ll appreciate if you continue
    this in future. A lot of people will be benefited from your
    writing. Cheers!

  • Attractive section of content. I just stumbled upon your blog and in accession capital to
    say that I get actually enjoyed account your weblog posts.
    Any way I will be subscribing to your feeds and even I fulfillment you get admission to persistently quickly.

  • Hi there! I could have sworn I’ve been to this blog before but after going through many
    of the posts I realized it’s new to me. Nonetheless, I’m definitely delighted I came across it and I’ll be book-marking it
    and checking back often!

  • I do not even know how I ended up here, but I thought
    this post was great. I do not know who you are but certainly you’re going to a famous
    blogger if you are not already 😉 Cheers!

  • This design is spectacular! You certainly know how to keep a reader entertained.
    Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!)
    Excellent job. I really enjoyed what you had to say, and more than that,
    how you presented it. Too cool!

  • I’ve been absent for some time, but now I remember why I used to love this blog. Thanks, I will try and check back more frequently. How frequently you update your web site?

http://www.faal.com.br