Revista Acontece Regional

Conheça os diferentes tipos de açúcar, que servem como adoçantes naturais

Açúcares de coco e mascavo, orgânico ou demerara são opções menos calóricas e mais saudáveis para substituir o famoso açúcar refinado

Conhecido como o vilão das dietas, o açúcar deve ser ingerido com moderação, pois o uso inadequado pode provocar obesidade e diabetes. Embora o açúcar branco e refinado seja o mais comum nas prateleiras dos mercados, é o menos recomendado para a saúde, pois o refinamento conta com a inclusão de aditivos químicos, como o enxofre, para tornar o produto branco e de sabor mais agradável ao paladar. O processo também retira as vitaminas e minerais. 

Variedades mais saudáveis e menos calóricas de adoçantes naturais podem ser obtidas por outros processos de industrialização da cana de açúcar ou até de diferentes matérias primas, como frutas e milho. A Acontece Regional preparou um guia para te ajudar a escolher o melhor tipo de açúcar para a sua dieta.

Açúcar de coco: Produzido a partir do líquido das flores da palma de coco. Livre do uso de agrotóxicos e aditivos químicos, ele é 100% natural (não processado), possui baixo índice glicêmico e é fonte de vitaminas e minerais. Pode alterar um pouco o sabor dos alimentos. Atualmente, é considerado o tipo de açúcar mais saudável.

Mascavo: Açúcar bruto da cana de açúcar, que não passou por refinamento, conservando vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, ferro, magnésio, cobre, potássio, fósforo. Possui cor mais escura e sabor forte. Embora sua diferença calórica não seja considerável, o ingrediente é considerado uma das versões mais saudáveis dos tipos de açúcares.

Orgânico: Muito parecido com o mascavo, não utiliza agrotóxicos em seu cultivo e nem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Não é refinado, o que lhe confere grãos mais grossos e cor mais escura. Seus benefícios estão relacionados à ausência de aditivos químicos e preservação dos sais minerais e não a valores calóricos.

Demerara: Levemente refinado, apresenta cor branca. Entretanto, não possui adição de produtos químicos, preservando os minerais. De sabor mais ameno que o mascavo, é muito utilizado nas receitas de doces sofisticados.

Melado: em forma líquida, é extraído diretamente da cana, tem forte poder de adoçar. Rico em cálcio, ferro, magnésio, potássio, cobre e zinco. Pode ser levado ao fogo sem perder suas propriedades benéficas à saúde.

Mel natural: Contém pólen da abelha, propriedades antioxidantes e antibióticas, vitaminas e minerais. Não deve ser aquecido para não perder suas propriedades. 

Light: Embora não seja a mais saudável, é a versão mais indicada para quem quer emagrecer com dietas naturais e feito da mistura de açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame. Embora não seja isento de gorduras e calorias, o açúcar light adoça mais e por isso é utilizado em menor quantidade, resultando na ingestão de menos calorias.

Prevenção: diabetes e hiperglicemia

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de açúcar deve corresponder, no máximo, a 5% do valor calórico total da dieta – para você ter uma ideia, só uma latinha de refrigerante contém cerca de 37 gramas de açúcar, quase o total permitido em um dia.

Quando ingerimos açúcares refinados – que apresentam maior índice glicêmico – ocorre elevação da glicose sanguínea, estimulando o pâncreas a liberar insulina. A grande quantidade da substância na corrente sanguínea provoca hiperglicemia e armazenamento do excesso na forma de gordura. A liberação cada vez maior de insulina também pode gerar resistência à substância e, a longo prazo, diabetes.

Compartilhe isso:

12 comentários

  • My brother suggested I might like this web site. He was entirely right.
    This post actually made my day. You can not imagine simply how much time I had
    spent for this information! Thanks!

  • If you want to take a great deal from this paragraph then you have to apply
    these methods to your won webpage.

  • I was suggested this blog by my cousin. I’m
    not sure whether this post is written by him as nobody
    else know such detailed about my problem. You’re wonderful!
    Thanks!

  • Pretty section of content. I just stumbled upon your blog and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account your blog posts.
    Anyway I will be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently fast.

  • Hola! I’ve been following your website for a long time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Huffman Texas!
    Just wanted to tell you keep up the good job!

  • First off I would like to say terrific blog!
    I had a quick question which I’d like to ask if you don’t mind.
    I was curious to know how you center yourself
    and clear your head prior to writing. I’ve had a tough time
    clearing my thoughts in getting my ideas out there. I do enjoy writing
    but it just seems like the first 10 to 15 minutes tend
    to be wasted just trying to figure out how to begin. Any suggestions or hints?

    Cheers!

  • Terrific article! That is the type of information that are
    supposed to be shared across the web. Disgrace on the search engines for not positioning this post upper!
    Come on over and talk over with my web site .
    Thank you =)

http://www.faal.com.br