Revista Acontece Regional

Conheça plantas para ambientes internos

Veja dez espécies que se adaptam bem em áreas com ar condicionado, escritórios, dentro de casa ou até em apartamentos

Muitas vezes queremos colocar vasos com plantas dentro de nossos lares, escritórios, ambientes de trabalho ou apartamentos, para decorar ou trazer mais harmonia e leveza ao ambiente. Mas na hora de escolher uma espécie, nos deparamos com dificuldades. Também está em dúvida? Reunimos dez plantas que se dão bem em áreas internas e que são capazes de mudar o astral de qualquer ambiente. Algumas aguentam até ar condicionado.

Orquídea

Campeã no uso interno, ela pede poucos cuidados. Uma das espécies mais comuns é a falenópsis, cujas flores arredondadas variam entre o branco, o rosa, o amarelo e a púrpura. Deve ser cultivada à meia-sombra, recebendo iluminação indireta. Preste atenção na coloração da folhagem: se estiver escura, mude a orquídea de local.

Palmeira-leque

Por apresentar um crescimento lento, é ótima para o cultivo em vasos. É preciso colocá-la em ambientes amplos e bem iluminados. Para mantê-la saudável, remova as folhas velhas e secas e adube a espécie durante o verão. O replantio, a cada dois anos, também faz parte dos cuidados necessários. Proteja-a de ventos fortes e do aparelho de ar-condicionado.

Suculentas

Fáceis de cuidar, as suculentas costumam “avisar” o que precisam: se as folhas começarem a murchar, aumente gradativamente a quantidade de água; se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua. O ideal é proporcionar pelo menos quatro horas diárias de sol para que elas sobrevivam com saúde. Uma das suculentas mais famosas é a Rosa de Pedra, planta que se assemelha muito ao formato de uma flor.

Árvore-da-felicidade

Os mais supersticiosos afirmam que sua presença na casa traz harmonia, sorte e boas energias. Aceita sol pleno, meia-sombra ou luz difusa, mas ficará mais saudável em áreas bem iluminadas. Entretanto, ela não tolera fumaça de cigarros, ar condicionado ou vento em excesso.

Cacto

Ótima opção para quem não tem tempo ou jeito para cuidar de plantas, a espécie gosta de muitas horas de luminosidade direta e pouca água. Quanto mais sol seu cacto receber, mais bonito ele ficará. O cacto também é bastante adaptável: quando plantado em vasos, ele estaciona seu crescimento ao perceber que o espaço acabou.

Samambaia

Plante a samambaia em vasos suspensos ou em um local alto, de preferência perto de janelas ou varandas. A iluminação ideal para a planta é a meia-sombra, mas ela também gosta de receber iluminação difusa. Não se esqueça: o vento é um dos seus maiores inimigos, pois queima as folhas mais jovens.

Lança-de-São-Jorge (ou Espada-de-São-Jorge)

É muito resistente e adora ambientes internos à meia-sombra, mas também vai bem quando cultivada sob sol pleno e luz difusa. Pede pouca água e suporta ambientes com ar condicionado. Pode ser trançada, ganhando um aspecto ainda mais interessante. Como as folhas são pesadas, vale escorá-las com um tutor.

Zamioculca

É excelente para corredores e locais com baixa luminosidade natural, onde outras plantas dificilmente sobreviveriam. A espécie é tão resistente que continua saudável mesmo em ambientes com ar condicionado. Tome cuidado com a quantidade de água, pois é melhor deixá-la passar sede do que regar em excesso.

Begônia

Ideal para ser plantada em vasos, a begônia é uma planta muito colorida que também dá vida à decoração. Exige pouca luminosidade e deve ser regada duas ou três vezes por semana, dependendo da umidade que a terra apresentar.

Bambu da sorte

Essa espécie não gosta muito de luz e adora umidade. Ótima para ser colocada até mesmo em banheiros. Ainda assim, você precisa ter o cuidado de regar constantemente. Segundo a filosofia do Feng Shui, é uma planta que traz boas energias.

Compartilhe isso:

11 comentários

  • Thank you for the sensible critique. Me & my neighbor were just preparing to do a little research about this. We got a grab a book from our area library but I think I learned more from this post. I am very glad to see such magnificent info being shared freely out there.

  • Hi there! This is kind of off topic but I need some advice from
    an established blog. Is it very difficult to set up your own blog?

    I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick.
    I’m thinking about making my own but I’m not sure where to start.
    Do you have any ideas or suggestions? Thanks

  • Heya just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the images aren’t loading correctly.
    I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve
    tried it in two different web browsers and both show the same outcome.

  • of course like your website but you have to test the spelling on quite a few of your posts.
    Several of them are rife with spelling issues and I in finding it very bothersome to inform the truth
    on the other hand I’ll surely come again again.

  • I have been exploring for a bit for any high quality articles or blog
    posts in this kind of house . Exploring in Yahoo I at
    last stumbled upon this web site. Reading
    this information So i’m satisfied to exhibit that I have an incredibly excellent uncanny feeling I found out just what I needed.
    I so much no doubt will make sure to do not fail to remember this website and provides
    it a glance regularly.

http://www.faal.com.br