Revista Acontece Regional

Cores ideais para renovar sua casa

Aprenda a combinar as tonalidades certas para decorar os ambientes

O verão está aí e, para deixar sua casa em sintonia com a estação mais colorida do ano, é preciso renovar os ambientes. As cores influenciam o humor, refletem nossa personalidade e dão vida a qualquer ambiente, quando usadas na decoração. Mas como acertar o tom dentro de casa? Antes de tudo, é preciso avaliar o tamanho do seu espaço. Cores vibrantes, como o vermelho e o laranja, não devem ser usadas em ambientes pequenos. A dica nesses casos é optar por tons mais neutros e deixar o colorido nos detalhes. As cores das paredes precisam contrastar com a tonalidade da mobília, tapetes e cortinas.

Na hora de escolher uma combinação de cores, avalie ainda os diferentes tipos de harmonização que as cores podem estabelecer. Você pode optar por apenas uma cor que pode estar em diferentes tons, conhecida como combinação “tom sobre tom”; ou por uma harmonia complementar, chamada também de harmonia oposta, que combina cores opostas na roda de cores, mas que se complementam, como o amarelo e o azul, por exemplo.

O amarelo é um tom brilhante, leve e quente. O azul é menos chamativo aos olhos e está associado à ordem e tranquilidade. A combinação dessas duas cores primárias cria uma decoração equilibrada, em que o ambiente não fica visualmente muito quente ou muito frio. Assim como o azul, o violeta é um tom que funciona muito bem com ele mesmo. É possível decorar com paredes e objetos em diferentes tons de violeta, sem deixar o ambiente monótono ou fechado demais.

Os acabamentos da tinta também são uma questão crucial. São três tipos: fosco, semibrilho e brilhante. Quanto mais brilhante for a tinta, mais durável ela será. Assim, esse acabamento é ideal para banheiros e cozinhas, pois é mais indicado para cômodos que sofrem com interferências do ambiente. Porém, o brilho da tinta também coloca em evidência as imperfeições da parede, daí a importância da limpeza e reparo antes da pintura.

 

Sugestões

 

Na cozinha, aposte em amarelo bem vibrante. Para combinar, insira detalhes em azul, preto, lilás e cores neutras, como o branco, cinza e amadeirados. Invista em espelhos, vidro e uma boa iluminação para o toque final.

             A sala de estar combina com o branco, muita iluminação e azul. Aproveite o verão para compor o ambiente com detalhes coloridos, com toques de preto e vermelho nos objetos de decoração. Invista também em listras e elementos naturais para completar.

O quarto tem tudo a ver com lavanda. A nuance mais cítrica do lilás é suave e fica muito charmosa, quando misturada com estampas de flores e detalhes brancos. Aposte no tom sobre tom e mescle texturas orgânicas, para dar personalidade ao cômodo.

Compartilhe isso:

11 comentários

http://www.faal.com.br