Revista Acontece Regional

Cuidados com a higiene bucal na terceira idade

Uso constante de medicamentos e retração das gengivas podem estimular a formação de cáries na raiz dos dentes

O brasileiro está vivendo mais e aos 60 anos ainda se considera jovem para viver com maturidade, liberdade e estabilidade financeira. E esta tendência só deve crescer: o número de brasileiros acima de 65 anos irá praticamente quadruplicar até 2060, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, e a saúde bucal, como vai?

Os idosos podem sofrer diversos problemas bucais, como doenças periodontais, lesões da mucosa bucal, câncer e até mesmo a famosa cárie. Um fator que pode causar a doença na terceira idade é a chamada xerostomia, que é a diminuição da quantidade de saliva, comum em quem toma muitos medicamentos, a exemplo dos idosos.

Outro fato é que com o envelhecimento, há chances de que a gengiva comece a se retrair e isso faz com que os dentes pareçam mais longos. Esse processo irá começar a expor a raiz do dente, podendo causar um maior risco de cáries, a chamada “cárie de raiz”. Sendo assim, esta população precisa de cuidados e orientações específicas quanto à sua higiene bucal, que pode evitar uma série de complicações.

 

Prevenção

Os principais cuidados são com a higiene de dentaduras e pontes móveis, que deve ser realizada após cada refeição, antes de dormir e ao acordar, pois placas bacterianas também se formam sobre as próteses. Os dentes artificiais das dentaduras exigem uma limpeza correta para evitar o risco de disseminação de infecções que podem provocar a endocardite (inflamação de um tecido do coração) ou a “pneumonia por aspiração” dos microrganismos, que podem até levar à morte.

À noite, após promover a limpeza da prótese, o idoso deve colocá-la em um recipiente fechado com água. É importante que ele não durma com a prótese para proporcionar um relaxamento dos tecidos de suporte. Se o idoso usar dentadura mas também tiver dentes, deve usar uma escova somente para dentadura e outra escova macia ou extramacia para os dentes naturais. Já os idosos que não têm dentes devem promover a limpeza das mucosas e gengivas usando antissépticos específicos, aplicados numa gaze.

Compartilhe isso:

2 comentários

  • With havin so much written content do you ever run into any problems of plagorism or copyright violation? My blog has a lot of exclusive content I’ve either written myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the web without my authorization. Do you know any methods to help stop content from being stolen? I’d certainly appreciate it.

http://www.faal.com.br