Revista Acontece Regional

Dez conselhos para prevenir o Alzheimer

De acordo com novo livro, atitudes simples, que podem ser adotadas no cotidiano, previnem a perda cognitiva capaz de causar a doença

Nos últimos anos, centenas de pesquisadores ao redor do mundo têm se dedicado a estudar as causas e as possíveis formas de prevenção do Alzheimer. A doença é a forma mais comum de demência causada pela deterioração e atrofia lenta e progressiva do cérebro, não tem cura e os medicamentos apenas ajudam a preservar o que restou da função cerebral, além de possibilitar o tratamento de sintomas secundários – como insônia e depressão.

O Alzheimer e outras demências são influenciadas pela hereditariedade – pessoas com genes relacionados ao Alzheimer têm mais predisposição, mas não necessariamente podem desenvolver a doença. Por isso, é tão importante realizar atividades e ter hábitos que mantenham o cérebro o mais ativo e saudável. Com base no inovador livro “100 Dicas Simples para Prevenir o Alzheimer e a Perda de Memória”, da jornalista americana Jean Carper, a Acontece Regional selecionou dez conselhos que podem evitar o surgimento da doença.

 

  1. Siga a dieta mediterrânea: Alimentos como verduras, azeite, peixe e vinho podem manter o Alzheimer bem longe. O ômega 3, presente em peixes ricos em gordura, como o salmão, ajuda a prevenir a doença. As verduras, como o espinafre, são capazes de frear e reverter a perda de memória. Por fim, o vinho, principalmente o tinto, tem o poder de bloquear a perda de memória.
  2. Tome café: A substância combate as toxinas do Alzheimer no cérebro, o que previne contra a doença ou ajuda a diminuir o comprometimento, caso a demência já tenha se iniciado. Outras pesquisas também apontam que beber café desde a juventude reduz o risco da doença.

 

  1. Seja mais tranquilo (a): O stress produz hormônios indesejáveis para o cérebro. Pessoas com comportamento positivo, maleável e tranquilo são menos propensas a enfrentar problemas de memória e demência.
  2. Adquira conhecimento: Pesquisas mostram que mesmo um cérebro acometido pelo Alzheimer pode continuar funcionando se tiver muitos conhecimentos acumulados ao longo dos anos. Além disso, pessoas com maior grau de instrução são menos propensas a apresentar sintomas da doença.
  3. Cuide da saúde: É importante controlar problemas como colesterol alto e diabetes. Estudos mostraram que ter colesterol total alto pode contribuir para o desenvolvimento da demência três ou quatro décadas mais tarde. Para quem sofre de diabetes tipo 2, o risco de ter Alzheimer pode ser até três vezes maior.
  4. Controle a pressão arterial: Essa é uma das principais formas de adiar ou prevenir a demência. Se não for controlada, a pressão alta provoca perda de memória precoce, dobra as chances de desenvolver Alzheimer e aumenta em seis vezes o risco de demência vascular, quando o fluxo de sangue para o cérebro é reduzido ou bloqueado e, assim, os neurônios morrem por falta de nutrientes.
  5. Combata o excesso de peso: Estudos mostram que indivíduos com sobrepeso ou obesidade apresentam degeneração severa do cérebro – o que causa encolhimento do órgão e cria condições para o processo de demência. cerebral.
  6. Durma bem: Dormir mal com frequência pode provocar um tipo de dano cerebral semelhante ao da doença.
  7. Pratique exercícios: A prática de exercícios físicos estimula o cérebro. Quanto mais você se movimenta, melhor você pensa!
  8. Tenha objetivos: Um estudo mostrou que pessoas que têm um propósito na vida apresentaram um risco de Alzheimer 2,5 vezes menor do que aqueles com uma visão triste e insatisfeita. Pesquisadores também descobriram que é importante sempre fazer algo novo: aprender um idioma, fazer aulas de música, artes e até mesmo montar um quebra cabeça!
Compartilhe isso:

15 comentários

  • Howdy just wanted to give you a quick heads up. The words in your post seem to be running off the screen in Chrome. I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with internet browser compatibility but I thought I’d post to let you know. The design and style look great though! Hope you get the problem solved soon. Kudos

  • That is a very good tip especially to those fresh to the blogosphere.

    Simple but very precise information… Appreciate your sharing this one.
    A must read post!

  • If you wish for to improve your knowledge just keep visiting this site and be updated
    with the newest news posted here.

  • Hi there every one, here every one is sharing these kinds of know-how, thus it’s good to read this web site,
    and I used to go to see this website daily.

  • You made some decent points there. I checked on the web for additional information about the issue
    and found most individuals will go along with your views on this web site.

  • Hi there! I know this is kinda off topic but I was wondering if you knew
    where I could get a captcha plugin for my comment form?

    I’m using the same blog platform as yours and I’m having problems
    finding one? Thanks a lot!

  • Hi there! This post could not be written much better!
    Reading through this article reminds me of my previous roommate!

    He continually kept talking about this. I will send this post to him.
    Pretty sure he’ll have a great read. I appreciate you for sharing!

  • Its like you learn my mind! You appear to know a lot
    approximately this, like you wrote the ebook in it or something.

    I feel that you just can do with some p.c. to force
    the message home a bit, but other than that, that is wonderful blog.

    An excellent read. I’ll definitely be back.

  • Woah! I’m really loving the template/theme of this website. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s difficult to get that “perfect balance” between superb usability and visual appearance. I must say you have done a excellent job with this. Additionally, the blog loads extremely fast for me on Chrome. Exceptional Blog!

http://www.faal.com.br