Revista Acontece Regional

Doença celíaca na odontologia

Cirurgião-Dentista poderá ser o caminho para descobrir esse diagnóstico, ainda no início

A alimentação balanceada e bem cuidada é hoje uma das maiores preocupações. Dietas para emagrecer, engordar ou para manter-se saudável são divulgadas, a todo o momento, por profissionais da área de saúde, no entanto muitas pessoas passam mal com certos alimentos.

Na maioria dos casos, o mal é passageiro e cura-se com algum remédio, mas, em outros, pode desencadear um mal para toda a vida, como a intolerância ao glúten, que pode causar uma doença autoimune, afetando o intestino delgado, interferindo diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo. Ela chama-se doença celíaca.

Alguns sintomas podem aparecer na boca e o cirurgião-dentista poderá ser o caminho para descobrir ainda no início. Segundo estudos, a odontologia tem papel fundamental na descoberta e no tratamento das lesões.

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, os problemas mais frequentes que ocorrem na boca dos portadores da doença celíaca estão relacionados com os tecidos duros (dentes), como bruxismo, amelogênese imperfeita (deposição deficiente e irregular dos cristais de esmalte), manchas por deficiência ou excesso de cálcio, fluorose dental, uso incorreto da tetraciclina, erosões, ente outras. As que acometem os tecidos moles (bochecha, língua, lábio, palato) estão líquen plano, herpes e aftas.
O principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten.

A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida. É importante que os celíacos fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e de ter problemas de infertilidade.

Compartilhe isso:

9 comentários

  • wonderful publish, very informative. I wonder why the other experts of this sector
    don’t realize this. You should continue your writing.
    I’m confident, you’ve a great readers’ base already!

  • Hey would you mind sharing which blog platform you’re working with?

    I’m planning to start my own blog soon but I’m having a difficult time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.

    The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S Apologies for getting off-topic but I had to ask!

  • Hi, I do think this is a great blog. I stumbledupon it 😉 I
    am going to come back yet again since I book-marked
    it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and
    continue to help other people.

  • Simply desire to say your article is as astounding.
    The clearness to your publish is just nice and that i can suppose
    you are a professional in this subject. Well with your permission allow me to clutch your RSS feed to stay up to date
    with drawing close post. Thanks a million and please carry on the enjoyable work.

http://www.faal.com.br