Revista Acontece Regional

Emprego dos sonhos: dicas infalíveis para ser contratado

 Com 14 milhões de desempregados, país registra aumento na procura por novas vagas e disputa entre candidatos fica ainda mais acirrada  

A taxa de desocupação no país continua em alta: agora, o Brasil tem cerca de 14,2 milhões de desempregados. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levando em conta o primeiro trimestre deste ano. Na região de Limeira, o mercado de trabalho acompanha o cenário nacional. De acordo com o advogado e proprietário da Prev-Med Segurança e Medicina Ocupacional, Haroldo Razzo, o agendamento de exames demissionais disparou nos últimos oito meses do ano passado, superando os exames realizados para contratação.

Agora, segundo Razzo, apesar dos resultados negativos, reflexo das demissões durante o ano passado, o momento é de estabilidade. “Desde o início de 2017, percebemos uma ligeira recuperação. Os exames admissionais realizados no consultório começaram a crescer novamente e, em contrapartida, as consultas para demissão recuaram”, afirma. O empresário opina que este é o momento ideal para aqueles que buscam uma nova oportunidade. “O mercado está abrindo vagas para profissionais cada vez mais especializados. Com a disputa acirrada, a recomendação para os profissionais de todas as áreas é focar apenas em um segmento”, diz Razzo.

O profissional ressalta que procurar um emprego pode ser uma tarefa frustrante, principalmente se você “sair atirando para todos os lados”, sem planejamento. Com organização e estratégia, no entanto, você pode aumentar suas chances de encontrar o emprego dos sonhos, economizar tempo e ainda ter mais controle sobre os rumos de sua carreira. Para te ajudar a procurar uma vaga de emprego de forma mais eficiente, a Acontece Regional preparou oito dicas que prometem potencializar suas chances de contratação.

  1. Pesquise sua faixa salarial: Para ter certeza que seu salário não é condizente com sua realidade, faça uma pesquisa na internet e em revistas especializadas em carreira. Leve em conta seu tempo de experiência para conseguir um emprego.

 

  1. Entre em contato com comunidades profissionais: Vasculhe suas mídias sociais, faça contatos, pergunte de forma genérica se eles possuem informações sobre o mercado de trabalho. Você pode fazer isso de forma mais discreta, dirigindo-se de forma privada aos coordenadores dos grupos.

 

  1. Faça uma lista das empresas dos seus sonhos: Faça uma lista das empresas que você admira, dentro sua área de atuação. Anote seus valores, desafios, projetos em destaque e procure na internet quais são as vagas que ela oferece no momento. Fique de olho diariamente!

 

  1. Nunca minta: Valorize as atividades que você já fez e que podem ser do interesse da empresa, seja em determinado projeto, na relação com consumidores finais ou algo de perfil mais técnico.

 

  1. Cadastre seu currículo: Inscreva-se mesmo que não haja uma vaga para sua área imediatamente. O fato de ter seu currículo no banco de dados pode facilitar o contato quando abrir uma oportunidade.

 

  1. Busque sua rede de contatos: Procure pessoas que trabalham nas empresas que você listou nas mídias sociais. Faça contato. Com os mais chegados, fale sobre seu desejo de mudar de empresa e o que tem desenvolvido profissionalmente que o qualifica para a função.

 

  1. Participe de eventos: Veja eventos na sua área de atuação ou onde as empresas de seu interesse podem estar presentes. Além de uma excelente oportunidade de conhecer contatos pessoalmente, você poderá entender melhor e mais detalhadamente os negócios e desafios das empresas que você quer se aproximar. Tenha cartões de visita com dados pessoais, telefones, e-mails, inclusive com links para seus perfis profissionais.

 

  1. Seja natural: Pense positivamente sobre suas melhores características, suas realizações, esteja certo e convicto sobre o que tem a oferecer no novo emprego. A convicção de seu potencial ajuda a passar credibilidade na hora de abordar um bom contato!
Compartilhe isso:

Adicionar comentário

http://www.faal.com.br