Revista Acontece Regional

Fondues: conheça quais são e o modo ideal de servir

Saiba como criar um clima europeu e sofisticado em sua casa

Nada melhor que receber os amigos e familiares em casa, não acha? A Acontece Regional traz algumas dicas de como criar um clima europeu em sua casa, com o prato perfeito para aquecer o inverno e os corações: o fondue. Conheça os principais tipos de fondues para variar o cardápio e saiba como servir cada um com praticidade e estilo!

Fondue de queijo

Você sabia que palavra fondue significa “derretida” em francês? E não é por acaso: o mais tradicional fondue é feito com uma mistura de queijos suíços (emmenthal, gouda ou gruyère) derretidos, nos quais se mergulha pedaços de pães. Para servir esse tipo de fondue, o ideal é contar com um réchaud (aquecedor) próprio, que mantenha o queijo aquecido à mesa. Outro detalhe importante é que o pão não deve ser macio demais, já que isso aumenta as chances de que ele se solte do garfo dos convidados e fique grudado na panela. Assim, prefira pães mais firmes e não se esqueça de cortá-los em cubos relativamente grandes.

Fondue de carne

Também conhecido como bourguignonne, o fondue de carne, na realidade, pode ser servido ainda com frango, cordeiro, porco, ou até mesmo camarão. A diferença em relação ao fondue de queijo é que, na bourguignonne, o que se aquece no réchaud é óleo quente, que você pode temperar com ervas e alho, e os pedaços de carne são fritos na hora. Para encantar seus convidados com esse fondue, deixe a carne picada em cubos grandes, secos e lavados, em tigelinhas espalhadas pela mesa. Além disso, dá para inventar opções vegetarianas com batatas e legumes empanados, por exemplo. Por último, não se esqueça de oferecer uma variedade de molhos para acompanhar.

Fondue chinês

O fondue chinês é quase uma versão light da bourguignonne: nele, no lugar de fritar em óleo, tirinhas finas de carne são cozidas em um caldo temperado com alho, cebola e especiarias. Neste caso, pode ser mais interessante usar uma panela de inox para manter a água sempre fervendo. O fondue chinês também deve vir acompanhado de molhinhos diversos, combinando com o tipo de carne que você escolheu servir, além de folhas frescas e legumes para compor o prato.

Fondues doces

De chocolate ao leite, branco, meio amargo ou até de doce de leite, o fondue doce não tem muito mistério: é só derreter o chocolate, que você pode, inclusive, misturar com um pouquinho de creme de leite fresco e conhaque para evitar que endureça de novo e servir sobre o réchaud, acompanhado de frutas frescas, lavadas e picadas e outras delícias como biscoitos e marshmallows. Para deixar tudo ainda mais gostoso, você também pode oferecer algo crocante, como avelãs ou amêndoas trituradas, para finalizar.

Compartilhe isso:

1 comentário

http://www.faal.com.br