Revista Acontece Regional

Karen Junqueira: A vilã mais querida do Brasil

Karen Junqueira provocou amor e ódio como a personagem Jéssica, de Haja Coração, e agora revela seus planos profissionais para 2017

 

A atriz Karen Junqueira já era famosa por inúmeros trabalhos na dramaturgia brasileira, entre sua passagem por “Malhação” e outras novelas da Rede Globo e da Rede Record. Mas foi agora, aos 33 anos, que a mineira explodiu como a personagem Jéssica, da novela “Haja Coração”, última trama das 19h na Rede Globo, encerrada em novembro. No enredo, assinado por Daniel Ortiz, a famosa vilã tentou de tudo e mais um pouco para atrapalhar o romance da humilde Shirlei (Sabrina Petraglia) com Felipe (Marcos Pitombo), seu ex-namorado.

Nascida em Caxambu, Minas Gerais, Karen Junqueira iniciou sua carreira aos 15 anos como modelo, mas decidiu sair de sua cidade aos 17 anos para morar no Rio de Janeiro e ir atrás de seu maior sonho: ser atriz. Primeiro, começou a atuar em campanhas publicitárias, enquanto se dedicava aos estudos do curso de interpretação no Tablado. Dona de uma beleza forte, a mineira participou de campanhas como Duloren, Oi, Coca-Cola, Chilli Beans, Havaianas e Vizcaya.

Karen Junqueira fez sua estreia na TV em 2006, na novela “Malhação”, da TV Globo. Ela deu vida a Tuca, uma menina inteligente e de bem com a vida, que permaneceu no ar por duas temporadas. Logo depois, foi para a Rede Record, onde trabalhou nas novelas “Caminhos do Coração”, “Poder Paralelo”, “Máscaras” e “Sansão e Dalila” – nesta última, fez sucesso como a vilã Taís.

A atriz também se destacou no papel de Paula, personagem da primeira temporada da minissérie “Preamar”, exibida pela HBO. No cinema, atuou no longa-metragem “A Pelada”, de Damien Chemin, uma co-produção Brasil, França e Bélgica. Além disso, a atriz, que tem um talento especial para o canto, participou dos musicais “Rock in Rio”, em 2013, e “Nine – Um Musical Felliniano”, em 2015.

De volta a Rede Globo em 2014, Karen participou da minissérie “O Caçador”, em que contracenou com Cauã Reymond. Também atuou na novela “Império”, como a personagem Fernanda. Seu último trabalho deveria ser somente uma participação especial na novela “Haja Coração”, mas a personagem Jéssica, que entrou na trama como a noiva de Felipe (Marcos Pitombo), conquistou o público e ganhou espaço permanente na história. Para protagonizar a patricinha que só pensava em ser uma dama da sociedade, Karen se inspirou em várias personagens do cinema e das séries americanas.

A atriz vive também um momento de sucesso na vida pessoal. Casada há um ano com o empresário Rodrigo Medina, ela conta que ainda se adapta à nova vida à dois. Em entrevista exclusiva à Revista Acontece Regional, Karen Junqueira falou ainda sobre a inesperada repercussão de Jéssica, contou detalhes sobre sua trajetória, que culminou em uma carreira de sucesso e revelou quais são seus próximos planos no comando do brechó chique “Fashion Shop”, uma loja online que reverte parte das vendas para uma causa social.

 

Acontece – Jéssica foi uma vilã amada e ao mesmo tempo odiada pelo público. Quais foram suas inspirações para a composição da personagem?

Karen Junqueira – Eu gosto muito da Glenn Close, em ‘Ligações Perigosas’. As maldades dela não têm muito a ver com as da Jéssica, mas foi daí que tirei o lado ciumento da personagem. Também assisti bastante a série americana ‘Gossip Girls’, que mostra os bastidores do universo de meninas ricas e mimadas da sociedade. Então trabalhei com as nuances dessas divas do cinema, que misturam maldade e obsessão.

Acontece – E como você avalia a repercussão deste trabalho? Recebeu muitos “desaforos” do público?

Karen Junqueira – A repercussão tem sido maravilhosa! Eu ainda recebo algumas mensagens desaforadas (risos), mas faz parte! É sinal de que a Jéssica funcionou como vilã, então fico bem feliz. As pessoas amaram o triângulo amoroso Jéssica, Felipe e Shirlei porque este é um clássico que, quando bem feito, sempre é sucesso. A história reinventou a Cinderela, criando uma comoção nacional para que o casal Shirlei e Felipe ficasse junto.

Acontece – Com o final da trama, quais são seus próximos planos profissionais?

Karen Junqueira – Olha, ainda tenho vontade de fazer muitos personagens e gosto quando o perfil é totalmente diferente do meu, pois é sempre um desafio. Antes de entrar em ‘Haja Coração’ eu estava fazendo aula de canto também e pretendo voltar.

Acontece –  Você sempre sonhou com a carreira de atriz?

Karen Junqueira – Sim! Sempre quis e sempre soube que seria atriz. Não me via fazendo outra coisa, mesmo sem nunca ter tido contato com a profissão na época. Nasci querendo atuar. Costumava dizer para minha mãe, enquanto assistíamos televisão, que eu estaria ali um dia!

Acontece –  Atualmente você também comanda o brechó “Fashion Shop”, que reverte parte das vendas para uma causa social. Como surgiu esta ideia?

Karen Junqueira – A ideia foi ao comprar uma bolsa com mais de 50% de desconto em uma viagem para Los Angeles. As pessoas compram em “second hand” demais por lá e reparei que isso vinha crescendo no Brasil. Como gosto de moda, resolvi abrir um brechó com uma amiga que é formada em moda e também curte esse universo do consumo consciente. Pensamos que poderíamos fazer ações e reverter em ajuda a quem precisa.

Acontece –  Ainda falando sobre a sua ligação com a moda, considera o seu estilo parecido com a da personagem Jéssica? O que gosta de usar?

Karen Junqueira – Não muito. Apesar de me considerar bem básica, eu adoro moda e gosto sempre de olhar as tendências, mas sempre me aposso das ideias dos figurinos das personagens: a Jéssica, por exemplo, usava muito off white e rosa bebê. Comecei a adorar esses tons, acho muito elegante! Fora isso, olhar as tendências é uma forma do meu brechó ficar sempre na moda e dar ótimas dicas para as clientes.

 

Acontece – Como tem sido conciliar tantos compromissos profissionais com a vida de recém-casada?

Karen Junqueira – É algo intenso, mas consigo conciliar. Meu marido também possui uma agenda agitada como a minha, então entendemos um ao outro. Mas ultimamente tenho passado bastante tempo em casa, no Rio de Janeiro, principalmente porque tenho gravado bastante.

Acontece – O que gosta de fazer em seu tempo livre?

Estou em um momento de séries e pipocas (risos). Estou bastante caseira e me divirto com isso. Hoje meus programas são cinema, Netflix em casa e comer fora. Estou bem tranquila, pois gravando com a intensidade que gravo, não consigo me programar muito para sair.

Compartilhe isso:

1 comentário

http://www.faal.com.br