Revista Acontece Regional

Saiba como adaptar os ambientes da casa para idosos

Banheiros molhados, escadas, decoração com itens de vidro e pisos escorregadios representam principais riscos para a terceira idade

As pessoas de idade avançada correm mais riscos de quedas e acidentes. Entre esse grupo, a maioria das quedas acontece em casa, onde o indivíduo está mais confiante e mais familiarizado com o ambiente. Vários fatores contribuem para isso. O idoso frequentemente não só enxerga menos como se locomove com mais dificuldade – o enfraquecimento natural dos músculos e o surgimento de doenças como labirintite podem comprometer o equilíbrio.

Se você tem idosos em casa, uma reforma geral é recomendável para proteger a sua família. Mas, em muitos casos, uma adaptação mais simples – como reforçar a iluminação, aproveitando a luz natural ou investindo em lâmpadas mais fortes – já significa um grande reforço na segurança. Veja como isso pode ser feito em cada cômodo.

Banheiro: É o cômodo mais perigoso da casa para os idosos – a maioria das quedas acontece no banheiro. O ideal é optar por um piso antiderrapante e colocar barras de apoio no boxe e ao lado do vaso sanitário, para facilitar o processo de sentar e levantar. Tapetinhos não são seguros. Quando terminar o banho, o idoso deve se sentar para secar o pé, em vez de usar o tapetinho; se o tamanho do boxe permitir, coloque um banquinho firme para que a pessoa possa se apoiar ou sentar. Prefira torneiras e maçanetas na forma de alavanca – são mais fáceis de manusear que as circulares. As portas devem ter largura mínima de 80 cm, para permitir a passagem de andadores e cadeiras de rodas, e não podem ter trancas (isso facilita o acesso e o socorro). O banheiro sempre deve ficar no primeiro andar da casa.

Sala: Os móveis precisam ser firmes o suficiente para servir de apoio. Os assentos de poltronas e sofás devem ser firmes, com altura para que os dois pés se mantenham apoiados no chão; isso facilita o processo de sentar e levantar. Prefira cadeiras e poltronas com braços.

Cozinha: As bancadas e pias devem ser instaladas em uma altura entre 80 e 95 cm, geralmente, o que possibilita ao idoso manusear a comida ou lavar a louça sentado. Os armários também devem estar ao alcance dos braços – entre 50 e 150 cm de altura, o que evita que a pessoa tenha que se abaixar ou subir em escadas para alcançar os objetos.

Escadas: O ideal é que elas sejam usadas o menos possível. Corrimãos dos dois lados e sinalização do começo e do fim com luzes ou faixas fluorescentes no chão é o mais apropriado. Os corrimãos podem começar um pouco antes das escadas, para dar um apoio adicional.

Quarto: A dica de ficar com os pés no chão quando sentado também vale para a cama. Nada de tapetes, que podem provocar quedas. Se o piso for de madeira ou de outro material que exija polimento, o ideal é usar produto que não o deixe escorregadio.

Corredor: Deve ser amparado por barras de apoio e iluminação.

Áreas externas: Como as áreas de serviço e quintal ficam expostos à chuva, é indicado o uso de piso antiderrapante. Prefira manter os animais de estimação no quintal ou na varanda para evitar sustos e tropeços.

Decoração: Na hora de decorar uma casa onde moram idosos, é interessante evitar os apetrechos desnecessários que representam obstáculos, como vasos e esculturas. Evite qualquer acessório que possa resultar em quedas, como tapetes. Retire dos cômodos objetos perigosos, como itens de vidro. Quando o morador idoso possui Alzheimer, não é recomendado usar espelhos na decoração, porque isso pode causar alterações comportamentais.

Compartilhe isso:

14 comentários

  • An fascinating discussion is value comment. I feel that you must write more on this topic, it might not be a taboo subject however usually people are not enough to speak on such topics. To the next. Cheers

  • It’s a shame you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to
    this superb blog! I suppose for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google
    account. I look forward to fresh updates and will talk about this blog with my Facebook group.
    Talk soon!

  • Hey this is somewhat of off topic but I was
    wondering if blogs use WYSIWYG editors or if you have to
    manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding experience so
    I wanted to get guidance from someone with experience.
    Any help would be enormously appreciated!

  • Hi would you mind stating which blog platform you’re using?
    I’m planning to start my own blog soon but I’m having a hard time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m looking for
    something unique. P.S My apologies for getting off-topic but I had to ask!

  • What’s up to every body, it’s my first pay a visit of this blog; this weblog consists of awesome and really good material
    in support of readers.

  • I don’t know whether it’s just me or if everyone else experiencing problems
    with your blog. It looks like some of the written text in your
    posts are running off the screen. Can somebody else please comment and let me know if this is happening to them as well?

    This could be a issue with my web browser because I’ve had this happen before.
    Thanks

  • Interesting blog! Is your theme custom made or
    did you download it from somewhere? A theme like yours with a few simple tweeks
    would really make my blog jump out. Please let me know where you got your theme.
    With thanks

  • After going over a handful of the blog posts on your web page,
    I really appreciate your way of blogging. I added it to my bookmark site list
    and will be checking back in the near future.

    Please visit my website as well and tell me your opinion.

  • Howdy! I could have sworn I’ve been to this blog before but after browsing through some of the post I realized it’s new
    to me. Anyhow, I’m definitely glad I found it and I’ll be bookmarking and checking back often!

  • We are a group of volunteers and starting a brand new scheme in our
    community. Your site offered us with helpful info to work on. You have done a formidable activity and our entire group shall be thankful to you.

  • I am extremely inspired together with your writing talents and
    also with the layout on your weblog. Is this a paid subject matter or
    did you customize it your self? Anyway stay up the excellent high quality
    writing, it’s uncommon to see a great blog like
    this one nowadays..

  • Hi there! I could have sworn I’ve been to this site before but after reading through some of the post I realized it’s new to me.
    Anyhow, I’m definitely glad I found it and I’ll be bookmarking and checking back frequently!

http://www.faal.com.br